PREMIAÇÕES EXTRAS



PSEUDÔNIMOS MAIS CRIATIVOS DO IV CONCURSO CRÔNICA E LITERATURA: PRÊMIO LITERÁRIO ADÉLIA PRADO

CAIO C. VERONIL
Homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu, que morreu no verão de 1996. O “C” do meio vem da poeta Ana Cristina César, que assinava Ana C., muitas vezes.

ANDORINHA
Gosto de ver, no verão, as andorinhas fazerem seus ninhos na varanda da minha casa e ficarem indo e vindo até seus filhotes alçarem voo, partindo livres pelo céu afora.

ÁUREO LUZ
Verão é o milagre que banha toda a luz de dourado, para encantar almas e embevecer até os olhares mais endurecidos; é um sazonal lampejo de Deus, que orvalha de inspiração o mundo e impulsiona o poeta para “poemar”.

CABRIOLET
Sou aficionado por carros antigos e o verão sugere passeios com carros conversíveis, que são conhecidos na Europa, e particularmente na França, pelo nome “cabriolet”.

PÉROLAS DE SUOR
Morei no Norte e no Nordeste e logo ao chegar, pérolas de suor rolavam pelo nosso rosto, desciam pelo decote. Desde então, associo esse “calor molhado” a pérolas de suor.




MELHORES RESPOSTAS DA ENQUETE PREMIADA DO III CONCURSO CRÔNICA E LITERATURA: PRÊMIO LITERÁRIO MOACYR SCLIAR


PARABÉNS aos dois autores das respostas premiadas.
Luana Paula Teodoro (Crônica) Uberlândia (MG)

Marcelo Nunes (Poesia) Rio Grande (RS)

Respostas vencedoras em 28/10/2008 – Prêmio 1 livro
Crônica é fazer uma descrição dos principais acontecimentos de uma determinada situação, texto breve e narrativo, em prosa ficcional, com motivos, na maioria das vezes, do cotidiano.
Poesia é a arte de pôr em verso todos os mais variados tipos de sentimentos que às vezes não temos coragem de expor com a palavra falada, mas com a palavra escrita se tornam mais fáceis de serem ditas.